CND INSS 2022: Emitir e Consultar Certidão Negativa de Débitos

Muitas pessoas querem regularizar as pendências junto à Previdência Social ou obter mais informações sobre a CND INSS 2022. Continue a leitura a seguir e veja como consultar a certidão negativa de débitos, emitir a CND INSS 2022 e regularizar a pendência no órgão!

CND INSS 2022
CND INSS 2022

O que é CND INSS 2022?

A Certidão Negativa do INSS é um documento que tem a principal função de reunir as informações sobre os débitos do contribuinte e esclarecimentos sobre a situação do segurado.

Apesar de ser um documento muito importante, algumas pessoas têm dúvidas a respeito da função e de quando pode ser pedido o uso da certidão.

Os processos como aposentadoria, pedido de benefícios do INSS e inserção em alguns programas sociais também fazem uso desse documento. Contudo, a lista é bem mais ampla.

As pessoas que precisam realizar trâmites imobiliários como venda e compra de imóveis, realizar um financiamento, abrir uma conta bancária ou solicitar um empréstimo consignado INSS 2022 também precisam comprovar que não têm pendências junto ao INSS.

O conceito de CND INSS 2022 acontece apenas em cadastros que não apresentam saldos devedores. Caso contrário, o documento é chamado de CPD-EN, isto é, Certidão Positiva de Débito.

O pedido pode ser requerido por pessoas físicas ou jurídicas através da apresentação do CPF, ou CNPJ.


Como emitir a Certidão Negativa do INSS?

A emissão da CND INSS 2022 varia a depender se é para pessoas físicas ou jurídicas. Se o acesso for através da consulta pelo CPF o passo a passo é o seguinte:

  • Acessar o portal da Receita Federal aqui;
  • Vá na aba “serviços” e clique em certidão;

  • Insira os dados e envie.

Dentre os dados pedidos estão o CPF e os caracteres de segurança. Caso haja a necessidade de consultar outro cadastro é necessário sair da página e realizar um novo acesso seguindo as instruções acima.

Para a emissão da guia de acordo com o CNPJ é preciso acessar a aba específica. Inserir os dados de acordo com a guia acima e consultar pelo site. Para isso, clique aqui.

CND INSS 2022

Contudo, é válido mencionar que no momento do acesso deve- se atentar ao tipo de certidão. Após a entrada no sistema, o documento vai aparecer com todos os dados do indivíduo.

É preciso se atentar ao cadastro e a fim de evitar incongruência de informações. Confirme o acesso e os dados se todas as informações estiverem corretas.


Quais são os tipos de Certidão Negativa?

No momento do acesso é necessário estar atento. Isso porque não há apenas a CND INSS 2022. Dentre os tipos de certidão negativa estão:

  • Débitos de Imóveis Rurais;
  • De protesto;
  • Justiça do Trabalho;
  • Falência;
  • Receita Federal;
  • Justiça Federal;
  • Entre outros.

✓ Confira outros serviços prestados pelo INSS:

A certidão também é capaz de identificar as contribuições devidas a terceiros, a existência de alguma irregularidade, incluindo o nome do devedor no banco de dados da Dívida Ativa do INSS

No entanto, é importante destacar que a certidão em questão possui vínculo somente com a Previdência Social, portanto, exclui os demais tributos fiscais da sua abrangência.

Além do que, ela é chamada de CND apenas quando não constam dívidas em nome do contribuinte, sendo que do contrário, é denominada de CPD-EN.

Fonte: Portal Jornal Contábil

CND INSS 2022

De acordo com o INSS, o órgão quer incentivar o acesso cada vez mais frequente dos segurados aos portais de atendimento. A conscientização dos serviços online é uma excelente forma para disseminar o uso da plataforma.

Essa é uma forma de facilitar a consulta e a emissão da CND INSS 2022 para os indivíduos de um modo geral. Para mais esclarecimentos sobre a CND INSS, continue acompanhando o portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

CND INSS 2022: Emitir e Consultar Certidão Negativa de Débitos

Alicia Santana
Atua como redatora do portal, sendo uma expert em produção de conteúdo para web desde 2017, compartilhando informações atualizadas sobre os benefícios pagos pelo INSS em todo o território brasileiro e tudo aquilo que concerne ao órgão.