Carta de Concessão INSS 2022: Como Pedir e Acompanhamento

A carta de concessão INSS 2022 é um documento muito importante que informa sobre a situação dos segurados da previdência. Apesar de ser muito útil para a realização dos trâmites, nem todos sabem do que se trata e quais são as funções  da carta de concessão INSS 2022. Para mais detalhes, continue lendo a seguir!

Carta de concessão INSS 2022
Carta de concessão INSS 2022

O que é carta de concessão INSS 2022

A carta de concessão INSS 2022 funciona como uma confirmação sobre a permissibilidade do pedido feito junto à Previdência Social 2022.

Este documento será liberado apenas após a análise do pedido do benefício, ou seja, só quando o valor ou a assistência é aprovada. Saiba mais a seguir.

O documento é enviado para as residências das pessoas que fizeram o pedido. O conteúdo da carta tem a ver com os cálculos efetuados para a liberação do valor, além do local e das formas de pagamento.  

Os pedidos relacionados a auxílio doença INSS 2022, por exemplo, precisam de perícia médica e de profissionais que averíguem a situação do peticionado.

Carta de concessão INSS 2022


Qual a função da carta do INSS?

A principal intenção é detalhar os trâmites do benefício. Desse modo, entre as informações concedidas estão:

  • Data do pedido do benefício;
  • Dados do beneficiário;
  • Local onde será realizado o pagamento;
  • Documento comprobatórios, quando necessário;
  • Declarações;
  • Validade do benefício.

É um mecanismo usado pelo INSS para manter a transparência dos pedidos. Além disso, se necessário entrar com um processo judicial, a carta de concessão INSS 2022 é essencial para a comprovação dos dados junto ao tribunal. Veja o exemplo abaixo:

Pode ser usado também com um documento de contestação em casos em que o beneficiário deseja realizar uma revisão do benefício.

✓ Veja mais informações sobre serviços do INSS:


Como solicitar a carta de concessão INSS 2022?

O documento é enviado de forma automática para o beneficiário, desse modo, não há necessidade de solicitação junto ao órgão. Entretanto, em casos em que a carta foi extraviada ou perdida, as informações podem ser acessadas através do número de telefone:

  • 135

Além disso, pode acessar o portal Meu INSS 2022 ou direcionar às agências para ter mais informações sobre o benefício.

O status do benefício pode ser apresentado como concedido, habilitado ou indeferido. O método concedido é para as pessoas que já estão aptas para receber o benefício.

A fase habilitada tem a ver com o andamento do processo, isto é, esclarecimentos sobre a análise do pedido.

A categoria indeferida está relacionada aos pedidos negados por incongruência de informações ou vistoria errônea por parte do órgão. Nesse caso, se o beneficiário se sentir injustiçado pode solicitar a revisão do pedido.


Onde acompanhar o pedido do benefício do INSS?

O acompanhamento pode ser em das modalidades citadas acima. Entretanto, na modalidade digital, pode seguir o determinado passo a passo:

  • Acessar o portal do Meu INSS inserido acima;
  • Faça o login;

  • Entre na aba ‘carta de concessão’;
  • O documento está pronto para visualização.

Se assim desejar, a carta pode ser impressa. O portal do INSS exige que seja feito um login com o CPF e senha do beneficiário, sendo assim, um cadastro prévio é essencial para o uso adequado dos serviços junto à plataforma.

Se desejar o atendimento presencial, é essencial realizar o agendamento por meio do portal. Para isso é preciso entrar no sistema por meio do login, clicar em agendamentos e requerimentos. Para acessar o app do Meu INSS clique aqui.

carta de concessão INSS 2022

Após essa ação, o INSS vai liberar a data e o endereço para o atendimento presencial. O telefone 135 é liberado para retirada de dúvidas e fica disponível à população entre 7 horas e 22 horas no horário de Brasília.

Para mais informações e novidades sobre a carta de concessão INSS 2022, continue acompanhando o portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Carta de Concessão INSS 2022: Como Pedir e Acompanhamento

Alicia Santana
Atua como redatora do portal, sendo uma expert em produção de conteúdo para web desde 2017, compartilhando informações atualizadas sobre os benefícios pagos pelo INSS em todo o território brasileiro e tudo aquilo que concerne ao órgão.