Procuração INSS 2022: Cadastro ou Renovação da Procuração
A procuração INSS 2022 é um documento onde um certo individuo nomeia alguém que ele tenha plena confiança para resolver pendências em seu nome e até mesmo assinar documentos, receber benefícios em determinadas situações em que ele não possa estar, seja isso acometido por uma doença ou viajem. Saiba mais sobre a procuração INSS 2022!
GUIA DE CONTEÚDO
Procuração INSS 2022
O Instituto Nacional do Seguro Social concede a procuração em algumas situações. Assim, aqueles que possuem uma procuração INSS 2022 podem declarar um procurador para resolver os seus conflitos representando o seu nome nos casos de:
- Ausência;
- Doença contagiosa;
- Impossibilidade de locomoção.
O procurador vai realizar atividades como: assinatura de documentações, suceder consultas e até mesmo receber o pagamento dos benefícios do segurado.
“No INSS, a procuração poderá ser apresentada para solicitar benefícios, receber pagamentos, realizar consultas e outros procedimentos relativos a um benefício ou processo administrativo.”
A procuração do INSS pode ser utilizada para realização da prova de vida INSS 2022.
Quem pode solicitar acesso à procuração INSS 2022?
Estão aptas todas as pessoas que são maiores de 18 anos ou que sejam emancipadas, na posse de seus direitos civis, ondem podem gerar uma procuração dando poder para alguém ou recebendo esses poderes como procurador, sendo da seguinte maneira:
- Aquele individuo que tem entre 16 e 18 anos e não é emancipado não pode fazer uma procuração para terceiros, mas poderá receber a procuração e ser nomeado como procurador;
- Servidores públicos civis e militares em operação podem representar o parceiro e os parentes até o 2º grau, contanto no caso dos parentes de 1º grau, será permitida a representação múltipla.
Vale ressaltar que, é viável ser procurador de mais de uma pessoa ao mesmo tempo, a não ser no caso de parentes de 1º grau (pais e filhos). Essa exceção também pode acontecer para com as entidades filantrópicas.
Cadastro da procuração INSS 2022
Qualquer pessoa que recebe algum benefício previdenciário ou assistencial da Previdência Social 2022 e necessita, pode optar pelo cadastro da procuração INSS 2022 diretamente no Instituto.
Já aqueles que possuem uma procuração pública ou particular, devem renovar o documento uma vez por ano para que seja mantido o prazo de validade dos seus atributos.
Este procedimento também se encontra disponível na Central de Serviços gratuitos do INSS e pode ser obtido através da internet, por meio do Portal Meu INSS 2022.
Por isso, não se torna obrigatório que o segurado se desloque até a sua agência para que seja realizado o cadastro e a renovação, podendo preencher formulários ou redigir o documento de próprio punho.
Saiba como pode ser realizado o processo on-line:
- O portal pode ser acessado através do número do CPF e da senha de cadastro. Aqueles que ainda não possuem devem realizar o seu cadastro através do Portal Gov.Br e clicar na opção “Cadastrar Senha”
- Depois de cadastro é a segunda parte do processo;
- Onde na tela de início, você deve procurar pelo serviço com a seguinte nomenclatura “Agendamento/Solicitações” e criar um requerimento;
- Na barra pesquisar, digite “procuração” e escolha o serviço de atendimento à distância.
- Para prosseguir, será necessário atualizar seus dados cadastrais e ter em mãos os seguintes documentos:
- Procuração de amplo poder, o representante ou o próprio procurador deve mostrar os documentos de identificação originais, como RG e CPF e as suas cópias que devem ser autenticadas pelos agentes do INSS;
Para quê ser a procuração?
Caso tenha duvidas sobre para o que serve a procuração INSS 2022, saiba que ela te dará todos os direitos sobre a parte concedida como receber o benefício da aposentadoria INSS 2022, por exemplo.
Desse modo, veja todos os poderes que uma procuração garante:
Ausência
- Só será realizada a confirmação da ausência após dada uma declaração formal feita pelo titular do benefício, onde será necessário explicar se a viagem ocorre dentro do país ou para o exterior e qual o período da sua viagem.
- Contudo, se o titular do benefício já esteja em sua viagem, deverá ser mostrado um atestado de vida, legalmente emitido pela autoridade brasileira e que só será considerado válido até 3 meses depois da emissão.
Doença Contagiosa
A procuração INSS 2022 deverá ser seguida de um atestado médico que comprove a doença em que o assegurado se encontra e que tenha sido emitida em no máximo 30 dias.
Impossibilidade de se locomover
A procuração deve ser conduzida de um destes documentos abaixo:
- Atestado médico onde comprove a impossibilidade;
- Atestado de recolhimento à prisão, esse que é emitido por autoridade competente, nos casos de privação de liberdade; ou
- Uma declaração de internação, quando for o caso que o segurado esteja em clínicas de reabilitação.