O pente fino INSS 2022 é um dos assuntos mais temidos pelos segurados do órgão. Isso porque, com essa ação, muitos benefícios podem ser cortados após análise criteriosa dos cadastros inseridos no sistema. Veja a seguir o que fazer para proteger o seu benefício e se livrar do pente fino INSS 2022!
GUIA DE CONTEÚDO
O que é o pente fino INSS 2022?
O pente fino INSS 2022 é uma ação com intuito de identificar improbidades, cadastros em atraso, irregularidades ou qualquer situação que esteja contra as regras do INSS. A revisão tem o intuito de ser realizada em todos os pedidos em andamento ou não.
Outro motivo pelo qual o órgão decide realizar periodicamente as análises, é o fato de que muitos documentos falsos são identificados nos cadastros do INSS.
Apesar de ser popularmente conhecido como Operação Pente Fino, toda a análise realizada pelo órgão é chamada de Programa Especial para Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidades.
O processo de avaliação realizado também pode ser feito com o intuito do órgão identificar se não houveram erros administrativos. Isto é, o próprio INSS pode ter realizado alguma concessão indevida e, por conta disso, o benefício poderá ser suspenso.
É importante mencionar que o pente fino INSS 2022 também conta com outro programa de averiguação de cadastro dos beneficiários. Este é chamado de Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade e serve para identificar erros no sistema relacionado ao auxílio doença INSS 2022.
Os principais cadastros que serão analisados são aqueles benefícios que foram liberados sem a presença da perícia profissional e que não possuem data para a finalização do valor pago.
De acordo com o INSS, a ação vai acontecer até o dia 31 de dezembro de 2022. Entretanto, os beneficiários devem estar atentos às contas ou às informações disponibilizadas pelo INSS caso haja necessidade de comprovação dos dados previamente informados.
Quais serão os canais de comunicação?
Com a realização do pente fino INSS 2022, os beneficiários devem ser informados por alguns destes canais de comunicação:
- Por mensagem de texto;
- Através do aplicativo Meu INSS;
- Através do extrato do benefício;
- Pelos correios por meio de correspondências.
Os dados utilizados serão os mesmos informados junto ao órgão no momento do cadastro.
As pessoas que receberem um aviso por algum desses locais informados, devem apresentar a documentação faltante pelo prazo máximo de 60 dias, se for trabalhador rural, e 30 dias nas demais situações.
Em situações em que o beneficiário não apresentar o que foi solicitado após a convocação no prazo de 30 dias terá o benefício suspenso e posteriormente bloqueado caso não vá à agência solucionar o problema no sistema.
✓ Veja mais detalhes sobre benefícios do INSS:
Como proteger o benefício do INSS em 2022?
A principal atitude a ser feita é estar atento às solicitações ou mensagens do INSS e identificar quais serão os grupos que vão passar pela análise do pente fino INSS 2022. Entre os benefícios avaliados estão os auxílio doença, auxílio acidente INSS 2022, invalidez ou BPC-Loas.
Outra forma de proteger o seu benefício é manter os seus dados cadastrais sempre atualizados.
Essa ação pode ser realizada através do portal do Meu INSS. De acordo com especialistas, as pessoas que recebem auxílio doença, devem manter os laudos sempre atualizados no cadastro.
Os grupos que estão de fora da análise do INSS são os pensionistas em condição de invalidez e que tenham mais de 60 anos, aposentados por invalidez com idade maior de 60 anos, portadores de HIV e beneficiados em condição de incapacidade que recebem o valor por mais de 15 anos.
Para mais detalhes sobre a operação do INSS, continue acompanhando o portal.