Para garantir alguns direitos, o cidadão precisa estar em dia com o INSS Contribuinte Individual 2022! Claro que essa é uma opção, para quem tem seu próprio negócio. Com o pagamento ao INSS Contribuinte Individual 2022 o mesmo poderá se aposentar, além de adquirir direitos como o auxílio maternidade!
GUIA DE CONTEÚDO
Quem pode ser um Contribuinte Individual INSS?
Não possui carteira assinada? Caso tenha seu próprio negócio (Autônomo), tem todo o direito de participar do INSS Contribuinte Individual 2022!
O grande objetivo da contribuição, é garantir direitos e dentre eles, está a tão sonhada “Aposentadoria”. É por esse motivo, que para contribuir existem várias opções de alíquotas.
Dessa forma, com mais opções, você pode escolher a contribuição que melhor cabe em seu bolso. Ainda não sabe se deve ou não contribuir? Veja a lista de personalidades, que tem direito a contribuição:
- Donas de casa;
- Empregadas domésticas;
- Pessoas que não tem renda própria;
- Freelances;
- Autônomos.
Caso se encaixe em algum dos perfis citados acima, poderá contribuir sem nenhum problema. Na verdade, essa é uma ótima opção para ter garantias financeiras no futuro.
Como as blogueiras estão em alta, caso seja uma, poderá cadastrar seu PIS e começar a contribuir também. Sabendo que essa contribuição, acontecerá mensalmente.
Pagamento INSS Contribuinte Individual 2022
Você sabia que o pagamento INSS Contribuinte Individual 2022 tem variações, de acordo com a alíquota INSS 2020 aplicada?! Sim, as mesmas vão de 5% até 20%, quem escolhe qual o plano seguir é o próprio contribuinte.
Observe atentamente a tabela INSS para autônomos 2022, para saber quais as suas opções de contribuição. Claro que o cálculo, é realizado através da aplicação das alíquotas, veja!
Deu para entender melhor como tudo funciona?! Bom, agora você não tem mais desculpas para não contribuir. Faça um bom planejamento, garanta a estabilidade no futuro com a tabela de contribuição INSS 2022.
De acordo com o Jornal Isto é Dinheiro: “Com a atualização dos reajustes do INSS, os beneficiários que aderiram ao plano simplificado permanecem com o recolhimento mensal de 11%“.
Dicas
Caso seja uma pessoa de baixa renda, o indicado é contribuir com 5% de alíquota.
Para quem tem seu próprio negócio, o indicado é contribuir com 11% de alíquota. Porque é com essa opção, que o cidadão terá direito a: Aposentadoria, pensão por morte e auxílios.
Sobre a guia de pagamento INSS Contribuinte Individual
A guia de pagamento INSS Contribuinte Individual 2022, é o documento mensal para a realização do pagamento. Cada guia, possui seus próprios códigos, fique atento!
Para não errar o pagamento, anote o código e preencha sua guia. Como por exemplo:
- João paga uma contribuição de 20%, nesse caso ele tem o plano normal e o código será (1007).
Simples não é?! Tudo é questão de estar bem informado, além de ter atenção e se situar. Não perca o prazo do calendário de pagamento INSS 2022, anote ou coloque no alarme no telefone o dia de pagamento.
Emitir guia de pagamento INSS
Para ter acesso à guia de pagamento, antes o cidadão precisa estar com o cadastro em mãos. Vamos aprender como emitir a guia?! Confira o tutorial abaixo!
- Para ter sua guia, clique aqui;
- Agora, clique na opção “Emissão de GPS para Contribuintes Individuais e para Empresas e Órgãos Públicos“;
- Depois, informe o número no seu PIS/NIS ou PASEP;
- Em seguida, basta informar os caracteres que aparecem e clicar em “Confirmar”;
- Agora, informe os dados, lembrando de fornecer o seu código de pagamento e siga as instruções;
- Por fim, clique em “Gerar GPS”.
Já aprendeu né?! Esse é o passo a passo, para que você tenha a guia em mãos. Após a impressão da mesma, basta ir até um banco credenciado para fazer o pagamento.