Você sabia que um Autônomo, também contribui para o INSS?! Por isso, se pretende trabalhar para si, é interessante que confira a tabela INSS para autônomos 2022! Assim, fica mais fácil conhecer seus deveres como contribuinte. Nesse artigo, vamos te deixar bem informado sobre a tabela INSS para autônomos 2022
GUIA DE CONTEÚDO [show]
Tabela INSS para autônomos 2022
Saiba que a tabela INSS para autônomos 2022 é diferente, nesse caso um MEI contribui de acordo com uma porcentagem específica. Além de obedecer corretamente o calendário de pagamento INSS 2022.
- Para o MEI – Microempreendedor individual a alíquota é de 5%, esse é o valor aplicado sobre o salário mínimo.
Então você precisa contribuir no novo valor de: R$ 55,00 de acordo com a tabela de contribuição INSS 2022. Através dessa contribuição mensal, o autônomo poderá ter direitos como:
- Aposentadoria;
- Auxílio-Doença;
- Salário-Maternidade.
O empreendedor poderá contribuir em dois tipos de planos de acordo com a tabela INSS para autônomos 2022, veja!
- Plano normal ➜ É contado o tempo de serviço, para que o mesmo venha se aposentar de acordo com a Lei;
- Plano simplificado ➜ Consegue a aposentadoria de acordo com a contribuição.
É vantajoso o autônomo contribuir para o INSS?
O profissional autônomo tem muitas vantagens, a começar pelo fato de não precisar prestar contas a um superior. Mas será que é vantajoso para o autônimo contribuir no INSS?!
Cabe somente ao autônomo analisar sua situação, isso porque ao contribuir ele tem direitos sobre a tabela INSS para autônomos 2022. Sem mencionar que de acordo com seu plano de contribuição, ele poderá se aposentar sem estresse.
Um autônomo tem uma flexibilidade maior, porque ele é seu próprio chefe. Mas o mesmo precisa se comprometer com sua empresa, para fazê-la crescer cada vez mais.
A vantagem do trabalhador empreendedor, é que a sua carga tributária é muito menor. Não é maravilhoso?! Você contribui e tem direitos, sem pesar no bolso no final do mês.
É dessa forma que você poderá investir tempo e dinheiro em seu negócio, sabendo que estará amparado no futuro.
Quem não quer ter a certeza, que irá se aposentar no futuro depois de tanto tempo de trabalho e esforço?! Por esse motivo, é tão vantajoso ser um contribuinte.
Como contribuir como autônomo INSS?
Abriu sua microempresa e ainda não sabe como um autônomo contribui para o INSS?! Saiba que o processo é simples, você precisa apenas ter uma boa velocidade de internet.
Vamos te explicar detalhadamente, como acontece esse procedimento!
- Faça a sua inscrição, no PIS (Programa de Integração Social);
- Clique na opção “Contribuinte individual“, para isso é necessário ter um registro no PIS;
- Depois é só escolher qual o tipo de contribuição;
- Em seguida, você deve fazer o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS).
O pagamento do boleto, poderá ser realizado em uma agência bancária ou na Caixa Econômica Federal. O contribuinte, tem até o dia 15 do mês seguinte para fazer o pagamento.
De acordo com o site oficial do SERASA: “A GPS é o “carnê do INSS” , podendo ser preenchida manualmente ou pela internet.”
Pagar o INSS na condição de autônomo, te dará a segurança de um futuro melhor. Afinal você não é imune ao tempo, ninguém aguenta só trabalhar, por isso é bom ter uma garantia financeira futura.
➟ Quem pode contribuir?
Existem 2 regras para quem deseja realizar o pagamento INSS 2022. Confira quais são elas:
- Primeira regra ➤ Só poderá contribuir, aquelas pessoas que não tem contrato ou carteira profissional assinada. Dessa forma, poderá dar entrada no INSS para fazer a contribuição;
- Segunda regra ➤ É necessário provar a sua condição de trabalhador, desde que não interfira na primeira regra.