Salário Maternidade INSS 2022: Quem Tem Direito e Como Solicitar

Salário Maternidade INSS 2022 foi prorrogado, isso mesmo! Agora as mamães que tiverem complicações no parto são amparadas, por isso, o STF votou “sim” para essa proposta. Com mais abrangência o Salário Maternidade INSS 2022 é um assunto que despertou interesse das mulheres, então, hoje vamos te contar todas as novidades do mesmo!

Salário Maternidade INSS 2022
Salário Maternidade INSS 2022

Salário Maternidade INSS 2022

Conforme o Portal Gov.br:Haverá prorrogação do benefício de salário-maternidade quando houver complicações médicas relacionadas ao parto e necessidade de internação hospitalar da segurada ou do recém-nascido.

O Salário Maternidade INSS 2022 é um apoio financeiro necessário, por isso, tem como objetivo assegurar o bem-estar da mãe e o filho.

Com a prorrogação do benefício o tempo atribuído à internação hospitalar aumentou, assim, tanto a criança como a mãe ficarão asseguradas.

  • Para mais detalhes veja a Lei Nº 8.861, de 25 de Março de 1994: Clique aqui.

Quem tem direito ao Salário Maternidade?

Não é segredo algum, por isso, o INSS 2022 disponibiliza as regras em seu portal. Veja a lista de quem tem direito ao Salário Maternidade INSS!

Agora existem novidades referente ao tempo de internação das mamães, veja:

  • Internação superior á 30 dias: Haverá autorização pata a solicitação da prorrogação do benefício;
  • Após a análise do pedido de 30 dias o novo pedido será aceito;
  • Nova internação após a alta não afeta no recebimento do benefício, porém, o prazo de 120 dias é suspenso o que volta a ocorrer com novas altas.
  • No caso de internações constantes haverá uma soma de todos os períodos até 120 dias;
  • Caso a segurada venha falecer é o conjugue/Companheiro(a) que irá receber o benefício;
  • Se a mãe ou a criança ficar internado o recebimento do auxílio irá continuar;
  • Quem estiver na classificação de MEI, o requerimento de prorrogação deverá ser realizado diretamente ao empregador.

✓ Veja mais detalhes sobre os serviços prestados pelo INSS:

Atenção: O benefício não é concedido quem está na situação de: Empregado do microempreendedor e contrato intermitente na condição de empregada.

Saiba que é diretamente do INSS que o seu benefício será pago, então, caso esteja na condição de segurada deverá pedi-lo.

Sabendo quem tem direito e quem não tem, fica mais fácil se auto analisar, nesse caso, veja se poderá ou não pedir o benefício.


Solicitação do Salário Maternidade INSS 2022

Não são todas as pessoas que poderão fazer a solicitação do Salário Maternidade INSS 2022, pois, existem regras para o pedido acontecer.

Veja como funciona:

  • A data para o benefício começar são as mesmas, ou seja, conforme a data do parto ou até 28 dias antes do parto;
  • As mães que precisam de maiores períodos de tempo para recuperação o salário é pago por 120 dias, por isso, o período de internação é assegurado.

Salário Maternidade INSS 2022

É importante que saiba o seguinte: O tempo de internação hospitalar será válida para o filho, mãe e se acontecer de ambos ficarem nessa posição.

Passo a passo solicitação do Salário Maternidade?

A solicitação do Salário Maternidade poderá acontecer pelo aplicativo Meu INSS 2022 ou portal oficial, por isso, é muito simples todo o processo.

Caso tenha interesse em fazer a solicitação você deve possuir boa conexão com à internet, assim, não terá problemas no acesso.

Portal INSS

  • Em seguida, informe os dados de login Gov.br;
  • Ao fazer o acesso, clique na opção de solicitação do benefício e siga as instruções.

Ao terminar o pedido é preciso esperar a análise, mas, é no portal que você saberá se foi aprovado ou não. A dica é ficar acompanhando tudo pelo site ou aplicativo, então, fique atenta!

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Salário Maternidade INSS 2022: Quem Tem Direito e Como Solicitar

Alicia Santana
Atua como redatora do portal, sendo uma expert em produção de conteúdo para web desde 2017, compartilhando informações atualizadas sobre os benefícios pagos pelo INSS em todo o território brasileiro e tudo aquilo que concerne ao órgão.